Vigilância em Saúde de Maripá recebe nota máxima da SRS/JF

Combate ao mosquito transmissor da dengue é uma das ações plenamente cumpridas pelo município

Maripá de Minas continua como referência na região quando o assunto é o controle das endemias e ações pela promoção da saúde. É o que confirma a última avaliação do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, realizado pela Superintendência Regional de Saúde/Juiz de Fora –(SRS/JF).

No levantamento, que foi realizado no mês de junho, o Departamento de Vigilância em Saúde de Maripá recebeu nota máxima em todos os ítens avaliados, comprovando que as ações foram plenamente cumpridas pelo Município.

Com o resultado, o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde encerrou o segundo ano de existência, com Maripá de Minas em primeiro lugar entre os 37 municípios que integram a SRS/JF. No primeiro quadrimestre do período a cidade atingiu média de 95%. No segundo, 96,1% e no terceiro quadrimestre, a nota máxima: 100%.

O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Douglas Ricardo Pinto, afirma que o excelente desempenho se deve ao trabalho conjunto envolvendo os setores da Secretaria Municipal de Saúde, fazendo com que as metas pactuadas fossem plenamente cumpridas.

A avaliação positiva traz ganhos diretos para o Sistema Municipal de Saúde, que passa a contar com os recursos financeiros oriundos do Estado, para a manutenção das atividades do setor.

Já a população é beneficiada com um eficiente serviço de prevenção, promoção e monitoramento das condições de saúde coletiva, possibilitando um controle eficiente do perfil epidemiológico do município.

“Hoje, o Serviço de Vigilância em Saúde é uma realidade no Sistema Municipal de Saúde. A efetividade do trabalho já pode ser observada, na prática, pela população”, afirma Douglas.

Para comprovar a atuação eficiente, ele cita a cobertura total das campanhas de imunização, incluindo as vacinas contra a gripe e HPV, o baixo índice de casos de dengue no primeiro semestre de 2014 e o monitoramento mensal da qualidade da água consumida pela população.

O terceiro ano do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde foi iniciado em junho e vai se estender até o final de 2015. Nesta nova etapa, alguns serviços que, antes eram de responsabilidade do Estado, passam a ser executados pelo próprio município, tornando os trabalhos mais ágeis e efetivos.