Secretaria Municipal de Saúde

DSC_0086 Na gestão 2013-2016 a Secretaria de Saúde de Maripá de Minas está sob a orientação do conterrâneo, Lincoln Barros Martins Junior. Há uma boa infra-estrutura no posto médico, que conta com 10 veículos, sendo três ambulâncias, um carro de dezesseis lugares, um só para a realização do projeto “Saúde da Família”, 1 uno, 1 gol para a fisioterapia, e 3 motos, sendo 2 para o PSF e uma para epidemiologia.

Serviços Oferecidos:

  • Saúde da Família (PSF):

É o atendimento de prevenção para toda a família. Sete agentes prestam atendimento a sociedade, 40h por semana.

  • Unidade básica de saúde:

Funciona no posto de saúde, de segunda a sexta-feira, durante o dia. Oferece atenção básica a população, como atendimento clínico, pediátrico e ginecológico.

  • Plantão Noturno Ambulatorial:

Atendimento clínico, pediátrico e ginecológico. Funciona de segunda a sexta-feira à noite e nos finais de semana por todo o dia. A intenção da secretaria é oferecer atendimento médico a população, 24 horas por dia, não permitindo que o posto pare de funcionar nenhuma hora do dia.

  • Atendimento Farmacêutico:

O farmacêutico fica todo o dia no posto médico, para poder atender e orientar a população.

Projetos desenvolvidos:

  • Programa Saúde na Roça

A Equipe Saúde da Família ( ESF ), composta por Médico, Enfermeira, Técnica de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde, efetuam um trabalho de levar o atendimento clínico de 15 em 15 dias até às comunidades rurais do Bonsucesso, Grota, Serra e Bairro Pedra Branca. Além do atendimento clínico, é executado também atividades educativas e preventivas para a população que possui maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

  • Programa GAS (Grupo Amigos da Saúde)

O Grupo Amigos da Saúde (GAS) é um programa de prevenção de doenças executado pela Fisioterapeuta Kátia Castro, uma vez que o exercício, assim como o medicamento, é apenas uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A manutenção de uma atividade física regular é importante para manter as aptidões físicas e conservar a saúde. O GAS oferece: Hidroginástica, natação, caminhadas, alongamento, exercícios de fortalecimento, dança, correção postural.

Os benefícios pelo desenvolvimento das atividades são inúmeros entre eles destacamos:

Melhorias na qualidade do sono, da função intestinal, do sistema imunológico, dos distúrbios emocionais, melhorias da capacidade respiratória, controle da obesidade controle do colesterol e triglicérides, controle da hipertensão arterial, controle da diabetes.

  • Atendimento Farmacêutico:

O farmacêutico fica todo o dia no posto médico, para poder atender e orientar a população.

 

Endereço: Rua Francisco Paradela de Sousa n°01

Telefone: (32) 3263 – 1341 / (32) 3263 – 1598

E-mail: saudemaripa@bol.com.br