Gerente da Divisão de Meio Ambiente e Agricultura

Maria Aparecida

Maria Aparecida Trezza do Carmo é gerente da Divisão de Meio Ambiente e Agricultura desde a gestão (2009-2012). Sua função é assessorar, acompanhar e orientar o Prefeito no que se refere à política municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

 

Orienta o desenvolvimento das atividades da coordenadoria de Agricultura do Município, elabora as planilhas e faz a coleta de dados para a elaboração de relatórios estatísticos pertinentes ao setor.

 

Atua na formulação das políticas municipais de agricultura e Meio Ambiente em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Controladoria de Agricultura do Município, que são responsáveis por apoiar e conservar os recursos naturais renováveis, estimulando o desenvolvimento sustentável do setor agrário.

 

São realizadas diversas medidas visando a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, além de fazer a fiscalização dos recursos ambientais, para que haja a proteção e a preservação dos ecossistemas do município.

 

Maripá de Minas conta com os serviços oferecidos pela Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, criada no município há 10 anos. No governo do Prefeito Municipal, Vagner Fonseca Costa, a usina passou por um processo de revitalização e quem administra o local é a Gerente da Divisão de Meio Ambiente e Agricultura, Maria Aparecida Trezza.

 

A Usina faz a coleta do lixo comercial e residencial, que é separado em reciclável, orgânico e entulho. O lixo industrial e hospitalar é feito por uma empresa terceirizada.

 

A coleta do lixo separa por dia o tipo de material que vai ser coletado:

 

  • Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: lixo reciclável.
  • Terça-feira e quinta-feira: entulho.

 

Cada funcionário (8 funcionários) é responsável por separar um tipo de lixo, que vai ser encaminhado para a baia devida. Lá os materiais são prensados e pesados para serem comercializados. Os produtos que não servem para reciclagem são pesados e jogados em uma vala. O composto orgânico fica em processo de maturação por 120 dias. Após esse período ele vira adubo, sendo utilizado na jardinagem e no paisagismo de toda a cidade

 

E-mail:meioambiente@maripademinas.mg.gov.br          meioambientemaripademinas@bol.com.br