Programa Vigiágua: Vigilância divulga resultados de maio e junho

A atual Administração Municipal colocou Maripá de Minas em sintonia com as diretrizes nacionais pela qualidade da água consumida pela população. Principal ação nesse sentido é o Programa Viágua, desenvolvido na cidade pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

Todos os meses, amostras de água são recolhidas na cidade e enviadas para análise. As coletas são feitas em locais como minas, residências e repartições públicas. Confira abaixo, os resultados de maio e junho de 2014.

 

Vigilância em Saúde de Maripá recebe nota máxima da SRS/JF

Combate ao mosquito transmissor da dengue é uma das ações plenamente cumpridas pelo município

Combate ao mosquito transmissor da dengue é uma das ações plenamente cumpridas pelo município

Maripá de Minas continua como referência na região quando o assunto é o controle das endemias e ações pela promoção da saúde. É o que confirma a última avaliação do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, realizado pela Superintendência Regional de Saúde/Juiz de Fora –(SRS/JF).

No levantamento, que foi realizado no mês de junho, o Departamento de Vigilância em Saúde de Maripá recebeu nota máxima em todos os ítens avaliados, comprovando que as ações foram plenamente cumpridas pelo Município.

Com o resultado, o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde encerrou o segundo ano de existência, com Maripá Minas em primeiro lugar entre os 37 municípios que integram a SRS/JF. No primeiro quadrimestre do período a cidade atingiu média de 95%. No segundo, 96,1% e no terceiro quadrimestre, a nota máxima: 100%.

O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Douglas Ricardo Pinto, afirma que o excelente desempenho se deve ao trabalho conjunto envolvendo os setores da Secretaria Municipal de Saúde, fazendo com que as metas pactuadas fossem plenamente cumpridas.

A avaliação positiva traz ganhos diretos para o Sistema Municipal de Saúde, que passa a contar com os recursos financeiros oriundos do Estado, para a manutenção das atividades do setor.

Já a população é beneficiada com um eficiente serviço de prevenção, promoção e monitoramento das condições de saúde coletiva, possibilitando um controle eficiente do perfil epidemiológico do município.

“Hoje, o Serviço de Vigilância em Saúde é uma realidade no Sistema Municipal de Saúde. A efetividade do trabalho já pode ser observada, na prática, pela população”, afirma Douglas.

Para comprovar a atuação eficiente, ele cita a cobertura total das campanhas de imunização, incluindo as vacinas contra a gripe e HPV, o baixo índice de casos de dengue no primeiro semestre de 2014 e o monitoramento mensal da qualidade da água consumida pela população.

O terceiro ano do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde foi iniciado em junho e vai se estender até o final de 2015. Nesta nova etapa, alguns serviços que, antes eram de responsabilidade do Estado, passam a ser executados pelo próprio município, tornando os trabalhos mais ágeis e efetivos.

Saúde tem novo veículo para atender ainda melhor

DSC_0044A Prefeitura de Maripá de Minas segue investindo na renovação da frota de veículos como forma de garantir eficiência e agilidade aos serviços prestados à população.

Aquisição mais recente é o veículo modelo Volkswagen Up adquirido por R$ 28.960,00, num convênio com a Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, já chega a 24 o número de máquinas e veículos incorporados à frota municipal desde 2009.

O novo carro aguarda emplacamento e aquisição do seguro para entrar em funcionamento. Ele será utilizado em serviços administrativos e viagens para qualificação técnica de gestores e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

Já o veículo que hoje atende ao setor será deslocado para o PSF, oferecendo mais conforto à equipe, durante as visitas domiciliares.

Ensaio às quartas: coral retorna e está aberto a todas as idades

O coral de Maripá de Minas está de volta. No dia 4 de junho aconteceu a reunião que marcou o retorno do projeto, com a regência de Leonardo Rocha e participação do renomado instrumentista Ricardo Itaborahy.

Agora os ensaios acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 18 horas, na Lira. O coral está aberto a pessoas de todas as idades. Portanto, não perca tempo: venha participar e mostrar o seu talento musical.

Escola teve semana inteira dedicada ao meio ambiente

DSC08752A Semana do Meio Ambiente teve comemoração especial na Escola Municipal Antônio Ferreira Martins. Demonstrando total sintonia com a causa ecológica, os alunos realizaram trabalhos e diversas apresentações sobre o tema.

Para abordar, principalmente, os cuidados necessários com a água, a programação incluiu a palestra de um técnico da Copasa de Leopoldina.

Aproveitando o evento, a direção e os professores da área fizeram a entrega das medalhas e das menções honrosas aos alunos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2013.

A semana culminou com um passeio ao Parque da Lajinha, em Juiz de Fora.

Alunos festejam literatura de Minas em Grêmio Literário

DSC08418“Curvas de Minas” foi o tema do primeiro Grêmio Literário de 2014 promovido pela Escola Municipal Antônio Ferreira Martins, no dia 22 de maio. O evento foi mais uma prova de que a Educação em Maripá de Minas pelo dinamismo e pela inovação.

O prefeito Vagner Fonseca Costa esteve presente, juntamente com o 2º secretário da Câmara Municipal, vereador Walter Machado de Souza. Eles foram recebidos pela diretora Ana Lúcia Rezende e toda a comunidade escolar.

Além de obras dos principais escritores mineiros, o evento destacou a música e outras manifestações culturais do Estado, que ganharam formas e cores nas apresentações envolvendo estudantes do 5º ao 9º anos. Para finalizar, um lanche especial foi servido a todos os presentes.

Patrol é conquista histórica para a frota municipal

DSC_0002A frota municipal de Maripá de Minas acaba de receber um reforço histórico: uma motoniveladora, mais conhecida como patrol, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

Pela primeira vez, a cidade conta com este tipo de maquinário incorporado ao patrimônio municipal.

O prefeito Vagner Fonseca Costa recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff as chaves do equipamento, em solenidade realizada no dia 30 de maio, em Poços de Caldas. Outros 114 municípios foram contemplados.

A patrol é de última geração. Além de todos os itens necessários aos serviços de terraplanagem, a máquina oferece mais conforto e segurança ao operador, já que possui cabine coberta, com vidro nas laterais e equipada com som e ar condicionado.

O equipamento está sendo utilizado principalmente nas estradas rurais do município, conferindo maior rapidez e qualidade aos trabalhos de manutenção e recuperação.